Entendendo a diferença entre: Sites, Lojas virtuais, portais e hotsites
Site:
O site é um espaço onde a corporação agrupa todo o tipo de informação que lhe diz respeito. Na verdade, nada mais é do que um arquivo online. No site a empresa apresenta sua missão, sua visão, seu conceito, sua marca, seus objetivos, seus serviços prestados, seus contatos.
É através do site que uma empresa abre suas portas para seus clientes online. O site é um cartão de visitas.
Os sites apresentam toda as informações que o indivíduo precisa para conhecer a empresa. Veja o menu: Empresa, Posicionamento, Produtos, Franquias, Contato, Blog, Imprensa, onde comprar os produtos…
Portal
O portal já algo mais abrangente. Muita gente diz que o portal é um site dobrado, um site gigante, mas, não é. O objetivo do portal é diferente do objetivo do site.
No portal, o que se quer é interação, participação, conteúdo para diversos públicos.
Um exemplo de portal é o Terra (http://www.terra.com.br/portal/)
Nele, qualquer pessoa vai encontrar algum assunto de interesse pois, o portal se destina à informação nos mais variados assuntos, é a informação vertical.
Por exemplo, se você tem interesses por notícias, vai acessar o menu e ver que pode ir direto ao campo de interesse: notícias nacionais ou notícias internacionais ou notícias de ciência.
O portal diferente do site tem o objetivo de fornecer conteúdos específicos para cada tipo de público com foco na interação desse público através de fóruns, enquetes, chats
Hotsites
O Hotsite é apenas uma capa. Uma página sem navegação que o indivíduo acessa para obter informações rápidas sobre um determinado assunto. O hotsite é utilizado em divulgação de eventos, tem curta duração pois vai durar até o evento acontecer depois, fica obsoleto.
Nele é possível obter todas as informações do evento, data, horário, local, cardápio, patrocinadores como um convite. Aliás, esqueceu o convite em casa, ou o correio não entregou, tem o hotsite pra te ajudar.
Mini site
O mini site é um site dentro do site que tem por objetivo informar sobre determinado produto ou sobre determinado assunto.
Clique aqui e conheça os benefícios que você já deveria estar colhendo por ter um site!